No momento você está vendo Você sabe de onde veio o Halloween?

Você sabe de onde veio o Halloween?

Todo mundo já viu algum filme com o tema de Halloween nos EUA e se perguntou de onde surgiu essa tradição. Cheia de elementos extravagantes e, em sua maioria, assustadores, a data é uma das mais esperadas do ano na gringa. E nós, da Parcelow, viemos contar para você de onde veio esse feriado tão popular e divertido!

Segundo historiadores, o Halloween nasceu da fusão entre a cultura pagã dos celtas e elementos introduzidos pelos cristãos quando as Ilhas Britânicas foram cristianizadas.

Na cultura celta o período entre 31 de outubro e 1º de novembro era um dos mais importantes do seu calendário e, nesta época, era realizado o Samhain. O festival celebrava o período de colheita dos celtas durante a passagem do verão para o inverno, o qual na região das Ilhas Britânicas era rígido. Os celtas acreditavam que, durante essa época, as barreiras existentes entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos desapareciam. Sendo assim, os mortos do último ano teriam sua última passagem pela terra antes de irem para o destino final e,  para que pudessem encontrar esse destino, os moradores enchiam suas vilas com fogueiras e lanternas como forma de iluminar o caminho e manter afastados os maus espíritos que pudessem querer fazer algum mal a quem estivesse vivo.

Durante a cristianização da Europa, a estratégia utilizada pela Igreja para facilitar a assimilação do cristianismo em regiões pagãs era a de ressignificar elementos e práticas dessas culturas, transformando-as em cristãs. No caso dos celtas, isso também aconteceu.

No mês de maio a Igreja comemorava o Dia de Todos os Santos, que foi instituído nesta data por conta de uma festa romana chamada Lemúria, a qual, era realizada para afastar espíritos malignos. No século VIII, o papa Gregório III decidiu transferi-la para 1º de novembro, e o papa Gregório IV oficializou essa data para toda a Igreja. Mas ainda que os historiadores não saibam afirmar se essa transferência aconteceu como uma estratégia da Igreja para combater a influência do Samhain, a instituição da All Saints’ Day, como a festa é conhecida em inglês, contribuiu para fortalecer nas Ilhas Britânicas as datas 31 de outubro e 1º e 2º de novembro, como um momento de celebração e respeito aos mortos. 

Por fim, no dia 1° de novembro, passou a ser celebrado o All Saints’ Day, o Dia de Todos os Santos, e no dia 2 de novembro, instituiu-se o All Souls’ Day, um dia reservado para oração pelas almas dos mortos que se encontravam no purgatório. O dia 31 de outubro acabou transformando-se no All Hallows’ Eve, Halloween ou véspera do Dia de Todos os Santos.

E como a festa chegou aos Estados Unidos? 

A festa chegou aos EUA só em meados do século XIX, durante a colonização. Entretanto, apenas no século XX o Halloween começou a ganhar importância no país. Atualmente, carrega o posto de uma das festas mais importantes e tradicionais, atraindo o interesse de pessoas de todas as idades!

E você? Possui o costume de comemorar esta data? Compartilhe suas experiências de Halloween nos comentários!

Deixe um comentário